SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número18Placement: modelo clínico para o acompanhamento terapêuticoO acompanhamento terapêutico como uma técnica de manejo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psychê

versão impressa ISSN 1415-1138

Resumo

LERNER, Rogério. Matriz discursiva da contra-transferência: discussão ética acerca do acompanhamento terapêutico e de instituições de saúde mental. Psyche (Sao Paulo) [online]. 2006, vol.10, n.18, pp.21-28. ISSN 1415-1138.

Este artigo traz dados de pesquisas que apontam a existência de uma heterogeneidade na constituição do campo de trabalho do acompanhamento terapêutico e de instituições de saúde mental, decorrente da influência dos discursos da psicanálise e da inserção social de pacientes psiquicamente comprometidos. Seus efeitos contra-transferenciais são discutidos do ponto de vista ético, uma vez que carreiam: o estabelecimento de uma relação na qual o profissional destaca insuficiências de seu paciente e assume um lugar de compensador das mesmas; o sentimento de o profissional nada poder fazer pelo paciente com seus instrumentos terapêuticos; rivalidade entre profissionais e familiares. Conclui apontando a importância de que tais aspectos sejam considerados em supervisão clínica.

Palavras-chave : Acompanhamento terapêutico; Psicanálise; Análise institucional de discurso; Saúde mental; Contra-transferência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )