SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número18AT como dispositivo clínico: uma perspectiva da esquizoanáliseAcompanhamento terapêutico: da construção da rede à reconstrução do social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psychê

versão impressa ISSN 1415-1138

Resumo

PALOMBINI, Analice de Lima. Therapeutic accompaniment: clinical-political device. Psyche (Sao Paulo) [online]. 2006, vol.10, n.18, pp.115-127. ISSN 1415-1138.

Considerando que o acompanhamento terapêutico, no contexto da reforma psiquiátrica em curso, torna-se uma função emblemática da mistura e contágio das disciplinas psi com o espaço e tempo da cidade, o artigo toma inicialmente como base a noção de dispositivo, tal como a define Michel Foucault, para abordar os elementos que constituem condição para que o acompanhamento terapêutico possa operar como dispositivo clínico-político em apoio à consolidação e colocação em análise do processo da reforma psiquiátrica. Em um segundo momento propõe como problematização para a clínica do acompanhamento terapêutico, fundada em Lacan, Winnicott ou Deleuze-Guatarri, sua operação no espaço múltiplo e aberto da cidade, onde a conflitualidade e o imprevisto inevitavelmente têm lugar.

Palavras-chave : Therapeutic accompaniment; Clinical-political device; Psychiatric reform; Clinic; City.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )