SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Representações maternas durante uma gravidez patólogica: o caso da anemia falciforme(En)quadros estéticos (artísticos e clínicos) e seus efeitos sensíveis índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128

Resumo

SEI, Carla Cervera  e  MOSCHEN, Simone. Da escrita no corpo à escrita no papel: os caminhos do aprender a escrever. Estilos clin. [online]. 2014, vol.19, n.2, pp.325-338. ISSN 1415-7128.  https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v19i2p325-338.

Este escrito pretende pensar, sustentado pela psicanálise, o lugar que a aprendizagem da escrita pode ter na infância ou ainda no tratamento de crianças em estruturação autística ou psicótica. Somos marcados pela linguagem no mundo e é a partir dessas marcas inscritas em nosso inconsciente que marcamos o papel. Para melhor compreender a escrita como efeito da posição do sujeito na linguagem e desde aí desdobrar seus efeitos na clínica, retomamos os conceitos freudianos de inscrição inconsciente e o conceito lacaniano de letra, fundamentais para este tema.

Palavras-chave : escrita; infância; inscrições primordiais; letra.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )