SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3O sistema de encapsulamento: a evolução dos conceitos de formas e objetos autísticos na obra de Frances TustinA fala criativa das crianças e os efeitos poéticos: recortes a partir da clínica psicanalítica com crianças índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Estilos da Clinica

versão impressa ISSN 1415-7128

Resumo

GORETTI, Amanda Cabral dos Santos; ALMEIDA, Sandra Francesca Conte de  e  LEGNANI, Viviane Neves. A relação mãe-bebê na estimulação precoce: um olhar psicanalítico. Estilos clin. [online]. 2014, vol.19, n.3, pp.414-435. ISSN 1415-7128.  https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v19i3p414-435.

O artigo apresenta uma discussão e uma análise, de orientação psicanalítica, do atendimento a bebês por duas professoras do Programa de Educação Precoce oferecido pela Secretaria de Educação do Distrito Federal, em que se pode observar os lugares diferenciados que ambas atribuíam à relação mãe-bebê na intervenção profissional. Durante e após as observações dos atendimentos, aplicou-se o protocolo IRDI (Indicadores Clínicos de Risco para o Desenvolvimento Infantil). Os resultados da pesquisa apontaram que a profissional que adotava um modelo de intervenção voltado para a criança e seu diagnóstico realizava uma função de maternagem, enquanto a que adotava uma concepção e uma prática voltadas para a relação mãe-bebê mostrou-se capaz de exercer suplência das funções materna e/ou paterna nos atendimentos. O estudo destaca que a psicanálise pode apresentar-se como um aporte conceitual relevante para os profissionais que atuam no Programa, pois os convoca a uma intervenção focalizada na relação mãe-bebê, em que o profissional não apenas operaria como apoio instrumental-funcional à criança, mas, sim, como suporte às operações constituintes do sujeito.

Palavras-chave : estimulação precoce; psicanálise; risco psíquico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )