SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Changing the terms of psychoanalysis. From object to space and the nature of the transitionRepresentação, atenção e consciência na primeira teoria freudiana do aparelho psíquico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Natureza humana

versão impressa ISSN 1517-2430

Resumo

DIAS, Elsa Oliveira. A teoria winnicottiana do amadurecimento como guia da prática clínica. Nat. hum. [online]. 2008, vol.10, n.1, pp.29-46. ISSN 1517-2430.

Partindo da concepção winnicottiana de que a natureza do distúrbio psíquico está relacionada com o ponto de origem do mesmo, na linha do amadurecimento, este estudo visa mostrar que a teoria do amadurecimento pessoal serve de horizonte teórico para o diagnóstico clínico e orienta a tarefa clínica. Inicialmente, são apresentados os pressupostos básicos que norteiam a teoria e suas características centrais. Em seguida, apresenta-se, sucintamente, a classificação mais simples e mais usualmente formulada por Winnicott: a que inclui as psicoses, as depressões e as neuroses. Por último, à guisa de ilustração, mostra-se que um mesmo distúrbio do ponto de vista da sintomatologia, no caso, a paranóia, pode ter diferentes naturezas, segundo o momento do amadurecimento em que a falha ambiental fez surgir a dificuldade na vida do indivíduo.

Palavras-chave : Winnicott; Amadurecimento; Diagnóstico; Classificação; Paranóia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )