SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Efeitos do relaxamento sobre a ansiedade e desesperança em mulheres com câncerDiscutindo o uso do laboratório de análise do comportamento no ensino de psicologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva

versão impressa ISSN 1517-5545

Resumo

FIDALGO, Adriana Piñeiro; GODOI, Juliana Palma de  e  GIOIA, Paula Suzana. Análise de um procedimento de comunicação funcional alternativa (picture exchange communication system). Rev. bras. ter. comport. cogn. [online]. 2008, vol.10, n.1, pp.51-66. ISSN 1517-5545.

Indivíduos com desenvolvimento atípico apresentam, freqüentemente, atraso de desenvolvimento da fala, precisando, muitas vezes, de procedimentos de comunicação alternativa com estímulos visuais, como o PECS (Picture Exchange Communication System) . Este trabalho apresenta resultados de duas pesquisas independentes, que investigaram a eficácia do PECS em ensinar a comunicação por troca de figuras e seus efeitos colaterais sobre a freqüência de verbalizações e de outros comportamentos específicos (manter contato visual e ficar sentado para P1; subir e descer escadas para P2). P1, 11 anos, foi diagnosticado com Síndrome do X-Frágil com características autísticas; e P2, 23 anos, é portadora de Síndrome de Down. Os dados mostraram que P2 aprendeu a fase 1 do PECS mais rapidamente do que P1. Houve aumento na freqüência de verbalizações de ambos participantes e as características estruturadas e concretas do treino contribuíram para o aumento da freqüência dos comportamentos específicos.

Palavras-chave : Síndrome do X-frágil; Síndrome de Down; Comportamento Verbal; PECS.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )