SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Deficiência intelectual e transtorno do espectro autista: uma revisão da literatura sobre os comportamentos do professor na inclusão escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento

versão impressa ISSN 1519-0307versão On-line ISSN 1809-4139

Resumo

CRESCENCIO, Renato  e  BRUNONI, Décio. Análise e caracterização das salas de recursos multifuncionais no ensino fundamental I no município de Aracruz, Espírito Santo. Cad. Pós-Grad. Distúrb. Desenvolv. [online]. 2018, vol.18, n.2, pp.187-201. ISSN 1519-0307.  https://doi.org/10.5935/cadernosdisturbios.v18n2p187-201.

INTRODUÇÃO: As diretrizes nacionais sobre a educação inclusiva estão bem estabelecidas nos documentos oficiais que tratam do assunto. Todavia, é necessário que os municípios elaborem estratégias para atender a essa demanda. OBJETIVO: Análise documental dos dados relativos à escolarização dos alunos público-alvo da Educação Especial e caracterização das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) do ensino fundamental I da rede pública no município de Aracruz/Espírito Santo. MÉTODO: A primeira parte do trabalho deteve-se na pesquisa documental e bibliográfica, tendo como base a análise de artigos científicos, livros, pesquisas já realizadas sobre o tema e levantamento de dados estatísticos. A segunda foi o trabalho de campo caracterizado por visita a seis escolas-polo das 24 existentes no município de Aracruz e análises das pastas da documentação dos 50 alunos. AMOSTRA: Foram analisados documentos de 50 alunos, escolhidos entre os 154 do ensino fundamental I, matriculados nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) em 2017. RESULTADOS: A proposta do atendimento educacional especializado no ensino fundamental no município de Aracruz, no Espírito Santo, está baseada nas diretrizes do Ministério da Educação e na legislação vigente. A documentação dos alunos matriculados permite conhecer a condição da deficiência, mas não permite ao professor estabelecer vínculo entre o planejamento de ensino e as particularidades do aluno com deficiência.

Palavras-chave : Atendimento educacional especializado; Educação Especial; Avaliação; Sala de Recursos Multifuncional; Inclusão escolar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons