SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número19Adolescência e violência: criação de dispositivos clínicos no território conflagrado das periferiasMassacres juvenis e paixão pelo real: o império do sentido e a discussão sobre os impasses do adolescer na atualidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

ROSA, Miriam Debieux  e  VICENTIN, Maria Cristina. Os intratáveis: o exílio do adolescente do laço social pelas noções de periculosidade e irrecuperalidade. Rev. psicol. polít. [online]. 2010, vol.10, n.19, pp.107-124. ISSN 2175-1390.

Neste trabalho discutimos os modos hegemônicos de gestão social dos riscos que a juventude pobre coloca à ordem social, ou, mais especialmente, a estratégia da patologização. Vamos analisar a tensão presente entre posições teóricas e políticas e entre os discursos da saúde e do campo jurídico para propor a superação de uma abordagem da violência advinda do discurso da defesa social, em favor de uma prática interdisciplinar eticopolítica que propicie a escuta do jovem e sua possibilidade de fundar seu novo lugar no campo social. Fundamentadas pela psicanálise e pela análise institucional, abordamos os princípios norteadores das noções medicojurídicas contidas nos diagnósticos de distúrbio antissocial, que caracterizam os adolescentes como perigosos, intratáveis, irrecuperáveis, e que promovem seu exílio do laço social e propomos outra perspectiva de análise da adolescência, do ato e da violência.

Palavras-chave : Adolescente em conflito com a lei; Distúrbio antissocial; Psicanálise; Irrecuperabilidade; Análise institucional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )