SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número58O MOVIMENTO NACIONAL DA POPULAÇÃO DE RUA NO NORDESTE: CONSIDERAÇÕES SOBRE ORGANIZAÇÃO E FORTALECIMENTOSINDICATO DAS BICHAS?! O GATHO ENTRE MEMÓRIAS E INVISIBILIDADES EM PRODUÇÕES JORNALÍSTICAS NA REDEMOCRATIZAÇÃO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

VIECELI, MARIANA VANUZA  e  LOPEZ, LAURA CECILIA. POR CORPOS EM VERTIGEM E PELA EQUIDADE DE GÊNERO EM SAÚDE: TRABALHADORAS EM CARTOGRAFIA. Rev. psicol. polít. [online]. 2023, vol.23, n.58, pp.592-609.  Epub 08-Jul-2024. ISSN 2175-1390.

Analisamos a experiência-narrativa de uma pesquisa-intervenção cartográfica na problematização sobre gênero junto a trabalhadoras da saúde mental, refletindo sobre as dinâmicas sociais e os seus processos de subjetivação em um Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CAPS IJ) do sul do Brasil. A abordagem metodológica cartográfica utilizou-se de oficinas para construção coletiva dos saberes. A problematização articula teorias locais, sobre a produção de corpos-subjetivações, com discussões sobre gênero e interseccionalidades. Refletimos a partir de duas posições de experiências: na primeira, sobre a produção de corpos em vertigem, quando a perspectiva relacional de gênero causa desacomodações em práticas-corpos dominantes, causando desvios no sentido de ações de equidade; e, na segunda, analisamos a invisibilidade e o silenciamento institucionalizado em corpos, no que se refere à estrutura de gênero, para pontuar o desafio contemporâneo às políticas públicas relacionado à inserção da temática de gênero nas práticas de educação permanente em saúde.

Palavras-chave : Equidade de gênero; Produção de subjetividades; Interseccionalidade; Corpo.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )