Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Revista Mexicana de Orientación Educativa
versão impressa ISSN 1665-7527
Resumo
RASCOVAN, Sergio. Orientación vocacional, las tensiones vigentes. Rev. Mex. Orient. Educ. [online]. 2013, vol.10, n.25, pp.47-54. ISSN 1665-7527.
As praticas da orientação vocacional nasceram com as sociedades capitalistas industriais no principio do século 20, respondendo as exigências adaptativas. Da mesma maneira que em outras áreas do campo social, na sua historia se foram gestando discursos críticos e outras operações contra-hegemônicas. Nessa tensão ideológica, que ainda existe, se faz necessário visibilizar na relação que a orientação vocacional tem em tanto prática, com as profundas desigualdades sociais existentes, e que, sem duvida, se expressam nos processos da escolha. Qualquer historização o genealogia dos discursos e praticas da orientação vocacional deveriam localizar este aspecto no centro dos debates. Só, assim poderia evitar processos de encobrimento ideológico, pelas formas elegantes e sutil, apoiadas num saber teórico-técnico especifico. Sem duvida, desandar no caminho do efetuado tanto tempo é difícil, pela multiplicidade da produção bibliográfica e de experiências. Neste artigo, intentaremos marcar algum marcos, que para nosso conhecimento, definiram formas de pensar y fazer no campo da orientação vocacional. Fazemos uma advertência o leitor que não e uma tarefa sumaria, mas de ilustrações de formas de trabalhar associadas a alguns autores emblemáticos.
Palavras-chave : Genealogia em orientação vocacional - Paradigma crítico; complexo; transdisciplinariedade - No vocacional; dimensão subjetiva e social - Eleição vocacional e orientação vocacional e saúde metal comunitária.