SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Traços de personalidade e caracteristicas emocionais de criançasIncidência de sintomas depressivos em pacientes com transtorno de pânico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psic: revista da Vetor Editora

versão impressa ISSN 1676-7314

Resumo

FERNANDES, Débora Cecilio. Uma revisão dos modelos da memória de reconhecimento e seus achados empíricos. Psic [online]. 2005, vol.6, n.2, pp.23-32. ISSN 1676-7314.

Este artigo teve como objetivo definir a memória de reconhecimento e os diferentes modelos que pretendem explicá-la, bem como descrever os hallazgos científicos que sustentam a existência de dois processos envolvidos nesse tipo de memória (a lembrança e a familiaridade), e os métodos utilizados ao longo das últimas décadas para a mensuração e estimação desses processos. Os resultados dos estudos de velocidade de processamento mostram que a familiaridade é mais rápida que a lembrança, o que sugere a presença de processos diferentes. Do mesmo modo, os estudos das características do receptor operacional indicam que pelo menos dois componenetes são necessários para a memória de reconhecimento, enquanto que os de eventos potenciais relacionados mostram que a lembrança e a familiaridade apresentam diferentes correlações eletrofiosológicas. O último achado refere-se a estudos com pacientes amnésicos que apresentavam um déficit de lembrança mais severo que de familiaridade.

Palavras-chave : Memória de reconhecimento; Lembrança; Familiaridade; Velocidade de processamento.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )