SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Parâmetros psicométricos do Mayer Salovey Caruso Emotional Intelligence Test: MSCEITEvidências de validade relativas ao contexto do trânsito para o Teste de Atenção Concentrada - TEACO-FF índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psic: revista da Vetor Editora

versão impressa ISSN 1676-7314

Resumo

BAPTISTA, Adriana Said Daher; NEVES, Saulo Tadeu Valiero das  e  BAPTISTA, Makilim Nunes. Correlação entre suporte familiar, saúde mental e crenças irracionais em idosos religiosos. Psic [online]. 2008, vol.9, n.2, pp.155-164. ISSN 1676-7314.

Esta pesquisa teve como objetivo principal avaliar a correlação entre a percepção do suporte familiar, saúde mental e crenças irracionais de idosos religiosos, bem como conhecer o perfil sociodemográfico e religioso da amostra. Participaram 50 idosos católicos praticantes, pertencentes a uma Paróquia Católica de um município no interior do estado de São Paulo, com idade entre 60 e 80 anos. Foram aplicados, em forma de entrevista, um questionário sociodemográfico e de práticas religiosas; o Inventário de Percepção do Suporte Familiar (IPSF); o Short Psychiatric Evaluation Schedule (SPES-R), que avalia a saúde mental, e o Questionário de Crenças Irracionais (QCI). Os idosos foram indicados por seus colegas para a entrevista. Foram encontradas correlações positivas entre as dimensões Afetivo-Consistente, Autonomia e total do IPSF com o SPES-R, bem como correlações positivas entre a dimensão Afetivo-Consistente e total do IPSF com o QCI. Esses resultados, bem como as limitações e sugestões para estudos posteriores são discutidas.

Palavras-chave : Idosos; Saúde mental; Percepção do suporte familiar; Crenças irracionais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )