SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Psicologia da saúde e criança hospitalizadaA ansiedade no processo para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psic: revista da Vetor Editora

versão impressa ISSN 1676-7314

Resumo

VALE, Liana Gama do  e  ALENCAR, Heloisa Moulin de. Juízos morais de crianças e adolescentes sobre ausência de generosidade e punição. Psic [online]. 2008, vol.9, n.2, pp.235-244. ISSN 1676-7314.

Neste estudo, investigamos, em contexto psicogenético, se, para crianças e adolescentes, a ausência de generosidade é merecedora de punição. Participaram desta pesquisa 30 alunos de uma escola pública de Vitória, ES, com 7, 10 e 13 anos de idade. Realizamos entrevistas individuais baseadas em uma história-dilema sobre a ausência de generosidade. Verificamos que a maioria dos participantes sugeriu a conversa, e não a punição, como conseqüência da falta de generosidade. Essa resposta predomina nas três faixas etárias, mas a porcentagem correspondente aumenta em função da idade. Os participantes de 7 anos que não optaram pela punição diferenciaram a ausência de generosidade de transgressões merecedoras de castigo, mas apenas os entrevistados de 10 e 13 anos apresentaram características que evidenciam a especificidade dessa virtude. Ressaltamos, portanto, que a generosidade faz parte do universo moral dos participantes, que, embora considerem sua falta digna de reprovação, não indicam a punição como conseqüência dessa falta.

Palavras-chave : Juízo moral; Generosidade; Punição.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )