SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número1Atribuição de causalidade ao divórcio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Avaliação Psicológica

versão impressa ISSN 1677-0471versão On-line ISSN 2175-3431

Aval. psicol. v.2 n.1 Porto Alegre jun. 2003

 

EDITORIAL

 

Temos muita satisfação em entregar a comunidade o número 2(1) de Avaliação Psicológica. O lançamento deste volume ocorre em um momento histórico para a área: estamos realizando agora o I Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica promovido pelo IBAP e, ao mesmo tempo, ocorre, pela primeira vez no Brasil, a Conferencia Internacional de Avaliação Psicológica em sua nona edição.

O progresso obtido pela nossa área na ultima década foi extraordinário. Mesmo os mais jovens sabem da rica mas difícil história da avaliação psicológica no Brasil, dos problemas enfrentados pela área e dos danos à formação de psicólogos que foram causados pelo desinteresse e omissão com os métodos, técnicas e instrumentos de avaliação. Estamos agora avançando rapidamente no caminho da superação das deficiências e do atraso.

O Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP), fundado por iniciativa do professor Luis Pasquali que o dirigiu por vários anos, esta hoje consolidado como sociedade científica representativa da área de avaliação. A diretoria que encerra agora sua gestão, liderada pela professora Solange Wechsler, deu continuidade ao trabalho dos pioneiros e contribuiu para um avanço importante da área de avaliação. Esta revista, planejada na gestão anterior, é um dos marcos da área. Com a parceria da Casa do Psicólogo, estamos conseguindo entregar à comunidade uma revista de alto nível, com os trabalhos dos principais pesquisadores brasileiros e de um número crescente de pesquisadores de outros países. Entre as importantes realizações do IBAP neste biênio, devemos ainda destacar seu ingresso no Fórum das Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira, a ativa participação na construção do I Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão que foi o maior evento realizado pela Psicologia brasileira. Neste evento, o IBAP organizou mesas, cursos, conferências que levaram a centenas de psicólogos e estudantes importantes avanços no estado da arte da avaliação psicológica. Avançamos muito também na cooperação ativa com outras entidades e sociedades representativas da psicologia e começamos a dar uma contribuição significativa na construção e desenvolvimento da psicologia, como ciência e profissão, que valoriza a diversidade, a responsabilidade social e a participação ativa da comunidade nos processos de tomada de decisão.

A próxima diretoria do IBAP terá pela frente grandes desafios. Dar continuidade ao trabalho que vem sendo realizado já seria uma tarefa substancial. Mas, é preciso ir além e avançar neste processo de desenvolvimento e consolidação da área que já vem se desenvolvendo em ritmo acelerado. Precisamos levar adiante e fortalecer os mecanismos de colaboração com o CFP e a ABEP e com as demais sociedades científicas e representativas da Psicologia visando à melhoria da qualidade da formação de psicólogos em todos os níveis. È especialmente importante encontrarmos formas de promover treinamento e atualização para professores na área da avaliação, desenvolver ainda mais as redes de comunicação entre pesquisadores e psicólogos no campo, incentivar e identificar formas de fomento para a pesquisa na área, manter e estreitar a colaboração entre laboratórios, garantindo a produção de instrumentos nacionais.

Enfim, muitas são as tarefas, mas o crescimento da área, o surgimento de novas lideranças e de novos pesquisadores altamente qualificado permite que sejamos realisticamente otimistas com relação ao futuro. Vivemos no limiar de um novo tempo na Psicologia brasileira e a área da Avaliação Psicológica, desta vez, estará à frente, em conjunto com os colegas das demais áreas, na construção de uma psicologia voltada para os interesses da população e capaz de contribuir significativamente para a melhoria da qualidade de vida no nosso país.

Junho, 2003
Cláudio S. Hutz
Editor

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons