Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Psicologia em Revista
versão impressa ISSN 1677-1168
Resumo
CENCI, Adriane e COSTAS, Fabiane Adela Tonetto. Mediação e conceitos cotidianos: os aportes de Feuerstein e Vygotsky para investigar as dificuldades de aprendizagem. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2013, vol.19, n.2, pp.250-270. ISSN 1677-1168. https://doi.org/DOI-10.5752/P.1678-9563.2013v19n2p250.
A pesquisa propôs analisar, com base nos referenciais teóricos de Feuerstein e Vygotsky, as dificuldades de aprendizagem apresentadas por duas crianças (meninos, gêmeos de 10 anos, no 3º ano do ensino fundamental). As ideias centrais assumidas desses autores são referentes à mediação e formação de conceitos. A investigação prática desenvolveuse durante um semestre e organizou-se a partir de observação de aulas, intervenção pedagógica (atendimento educacional) com as crianças e entrevistas com os professores e a mãe. Tomando os princípios teóricos adotados como possibilidade de interpretação e compreensão do caso, evidenciou-se que a escassez de experiências de aprendizagem mediada acarretou incipiente desenvolvimento dos conceitos cotidianos nas duas crianças e que esses conceitos estão também na raiz das dificuldades escolares que elas enfrentam
Palavras-chave : Experiência de aprendizagem mediada; Conceitos cotidianos; Dificuldades de aprendizagem; Feuerstein; Vygotsky.