SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Múltiplos corpos em Michel Foucault índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Resumo

ROSA, Márcia. O perigo da infância: uma armadilha para pegar adultos?. Psicol. rev. (Belo Horizonte) [online]. 2018, vol.24, n.1, pp.318-329. ISSN 1677-1168.  https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2018v24n1p318-329.

Depois de apresentar as formulações de Michel Foucault em Os Anormais, destacando a presença do monstro judiciário, do pequeno masturbador e da criança indisciplinada na gênese da noção de anormal, e mostrando como a psiquiatria deixa de operar como uma terapêutica para exercer uma função disciplinar, a autora recorre à psicanálise de Freud e Lacan para diferenciar a criança foucaultiana e a criança freudiana, bem como a responsabilização jurídica e a responsabilização subjetiva. Para marcar os pontos de conjunção e disjunção entre Foucault e a psicanálise, o artigo faz uma apresentação e discussão teórica do tema em questão. Finaliza ao concluir que, a ter de escolher entre os dois discursos, fica com os dois, já que Foucault nos é importantíssimo para a discussão da luta antimanicomial e para uma reflexão crítica sobre questões ligadas à saúde mental, enquanto a psicanálise é indispensável como clínica.

Palavras-chave : Anormais; Foucault; Psicanálise.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons