SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3O CREAS PAEFI na perspectiva de mulheres vítimas de violência e profissionais: uma análise a partir da teoria bioecológica do desenvolvimento humano índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Psicologia em Revista

versão impressa ISSN 1677-1168

Psicol. rev. (Belo Horizonte) vol.24 no.3 Belo Horizonte set./dez. 2018

 

EDITORIAL

 

 

Prezados leitores,

Psicologia em Revista oferece, neste último número de 2018, quatorze artigos derivados de pesquisas realizadas em instituições brasileiras e uma no contexto da Província de Quebec, no Canadá. Os textos dão distintas visões sobre temáticas relacionadas à infância, à condição da mulher, às conexões identitárias entre estudantes latino-americanos, sobre os efeitos do modelo liberal de gestão sobre a autonomia, o reconhecimento dos trabalhadores. Há ainda um conjunto de artigos que oferecem reflexões teóricas produzidas com base no diálogo entre autores significativos no campo da Psicologia. O estudo canadense trata da complexa questão da negligência que atinge crianças que não recebem cuidados dos adultos por elas responsáveis.

As diferenças e semelhanças entre estudantes latino-americanos originários de sete países do continente é apresentada em um trabalho que trata da identidade latino-americana. Outros três artigos também abordam questões relativas à infância no contexto brasileiro: o brincar como estratégia de cuidado e promoção da saúde mental das crianças; a prática da Ciranda Infantil, espaço de socialização das crianças em um assentamento rural do MST; os sentidos para a fantasia do “amigo imaginário” das crianças atribuídos pelos psicólogos e psiquiatras que trabalham com a clínica infantil. A atuação do UNICEF para a infância é analisada com base na noção foucaultiana de poder.

Aborda-se a condição da mulher em três artigos, em contextos e perspectivas plurais. No artigo que abre esse número, é analisada, na perspectiva da teoria biotecnológica, a atuação do CREAS-PAEFI junto às mulheres em situação de violência. O fenômeno da dominação nos relacionamentos sociais e amorosos é discutido do olhar de Jessica Benjamim. O trabalho feminino na pesca artesanal em Alagoas é outro artigo que enfoca a posição das mulheres no mundo do trabalho.

Os leitores encontrarão também um conjunto cinco textos que apresentam discussões teóricas sobre a relação entre o afeto e a linguagem, analisada com base em conceitos freudianos. Discute-se a proposta de Melanie Klein a partir de uma leitura lacaniana; a aproximação de Jung com William James é ressaltada como pouco conhecida nos meios acadêmicos e os estudos sobre o desenvolvimento infantil à luz de Margaret Maher; e o conceito de transversalidade apresentado na perspectiva da esquizoanálise.

Desejamos que, em 2019, Psicologia em Revista continue merecendo sua atenção.

A Comissão Editorial.

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons