SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10Cognição e redes abertas: a informação interativa como coração dos sistemas inteligentesO ensino de Ciências na 5ª série através da experimentação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Ciências & Cognição

versão On-line ISSN 1806-5821

Resumo

GALVAO, Olavo F. et al. O papel da nomeação na discriminação condicional abstrata. Ciênc. cogn. [online]. 2007, vol.10, pp.65-83. ISSN 1806-5821.

Resumo O método da dupla estimulação deVigotsky inspirou este estudo do efeito da presença ou ausência do rótulo com o nome da categoria sob os ojetos escolhidos durante a aquisição de discriminações condicionais abstratas por crianças. Quarenta crianças do ensino fundamental participaram do Experimento 1. Durante a Fase 1 pedia-se a elas para separar 13 blocos de acordo com cada uma de quatro propriedades, e nomear os critérios de separação. Elas resolveram a tarefa com ajuda do experimentador. 34 participantes passaram à Fase 2. Em cada tentativa o experimentador separava um de 48 blocos de quatro tamanhos e espessuras diferentes para funcionarem como modelo. Escolhas de blocos iguais ao modelo em tamanho e espessura eram reforçadas. Os participantes foram distribuídos em uma de quatro Condições: NNWQ: sem-nome, com questões após as tentativas; NNNQ: sem-nome, sem perguntas; WNWQ: blocos com etiqueta (com nome), com perguntas; WNNQ: blocos com etiquetas, sem perguntas. Na Fase 3, quatro modelos eram separados simultaneamente. Desempenhos de igualação nas Fases 2 e 3 foram melhores nas Condições NN do que nas WN e foi observada verbalização parcial das propriedades relevantes. Poucos participantes generalizaram o pareamento para os novos objetos (Fase 4). O Experimento 2 replicou o Experiment 1, mas mudando os experimentadores nas Condições NN e WN, para eliminar o possível papel do desempenho do experimentador. Novamente o desempenho de pareamento foi mais rápido e a nomeação das propriedades mais precisa nas Condições NN, mostrando um efeito de controle de estímulos restrito do nome nas Condições WN. © Ciências & Cognição 2007; Vol. 10: 65-83.

Palavras-chave : nomeação; discriminação conditional; pareamento ao modelo; formação de conceito; crianças.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )