Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Ciências & Cognição
versão On-line ISSN 1806-5821
Resumo
CORBARI, Alcione Tereza e BIDARRA, Jorge. O modal dever epistêmico e deôntico: um problema de processamento lexical. Ciênc. cogn. [online]. 2007, vol.11, pp.120-131. ISSN 1806-5821.
Resumo O modal dever tanto pode significar obrigação como probabilidade, dependendo da modalidade que veicula, deôntica ou epistêmica1, respectivamente. Neste estudo, busca-se verificar se º fenômeno se configura como um caso de polissemia, como defendem alguns autores, de homonímia, ou, ainda, se envolve os dois tipos de ambigüidade. São retomados aqui alguns dos principais conceitos e critérios indicados pela literatura e que vêm sendo aplicados na distinção de cada uma das duas ocorrências observadas. O foco da discussão está assentado nos chamados critérios distintivos. Partindo desse ponto, uma análise sobre sentenças comumente enunciadas será feita com o intuito de, ainda que não resolva o impasse, pelo menos provocar um debate interessante que possa trazer alguma luz para a questão de como representar no léxico uma palavra que, como o dever, se coloca na fronteira dos dois tipos de ambigüidade.
Palavras-chave : verbos modais; processamento lexical; ambigüidade lexical; processamento da linguagem natural; comunicação; linguagem.