Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas
versão On-line ISSN 1806-6976
SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) vol.8 no.2 Ribeirão Preto ago. 2012
EDITORIAL
A revista SMAD em seu oitavo ano de existência vem apresentar seu novo fascículo o de número 2
Ana Maria Pimenta Carvalho
Co-editora da SMAD, Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool e Drogas, e Professor Associado da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Centro Colaborador da OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Brazil, e-mail: anaar@eerp.usp.br
Ao final do ano 2012, a revista sofreu alterações importantes na composição de seu corpo editorial e, também, na forma de tramitação do processo de submissão de artigos. Iniciou-se, assim, em 2013, uma nova dinâmica em que tudo ocorre no interior do sistema que administra a revista. Não se tem mais o envio de artigos por e-mail assim como os pareceres. Dessa maneira, os autores podem acompanhar o processo de submissão de forma independente, sem precisar entrar em contato telefônico ou por e-mail.
Esse é um marco importante para um periódico que pretende avançar nos patamares de qualidade e abrangência.
Há ainda, no entanto, desafios postos para a comissão editorial da revista, visto que a entrada de artigos para avaliação é grande e o processo de avaliação ainda é lento. Destaco três grandes desafios para atingir um patamar de agilidade mais aceitável. O primeiro é angariar pesquisadores que possam atuar efetivamente na tarefa de emitir pareceres ad hoc. Embora nosso quadro de consultores seja amplo, acredito que o crescente envolvimento desses pesquisadores docentes em suas atividades cotidianas dificulte a aceitação de mais uma tarefa que demanda tempo. O segundo desafio é dar visibilidade a esse trabalho, além do que é feito hoje. Não tenho uma sugestão concreta, mas é preciso pensar sobre isso. E, por último, mas, talvez, o mais importante e decorrente dos dois anteriores é colocar a revista em dia. Os números publicados no corrente ano referem-se ao ano 2012.
O número atual traz artigos que visam apoiar o processo de formação do profissional enfermeiro para atuação na área de Saúde Mental. Sob esse tema destaco os trabalhos RELAÇÃO DE AJUDA COM PACIENTE PSIQUIÁTRICO: ALÉM DO PARADIGMA MÉDICO , das autoras Renata Marques de Oliveira e Antonia Regina Ferreira Furegato e O ENFERMEIRO E A EDUCAÇÃO EM SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: REVISÃO INTEGRATIVA , dos autores Fernanda Ribeiro Sobral e Claudinei José Gomes Campos. O primeiro oferece relato reflexivo sobre a assistência e como o profissional se posiciona na interação com uma pessoa com o diagnóstico de esquizofrenia. O outro trabalho trata de revisão de literatura sobre o trabalho em Saúde Mental na atenção primária à saúde. Ainda com foco mais destacado sobre os profissionais, há o trabalho com alunos de enfermagem e o cuidado com sua saúde mental CUIDAR E SER CUIDADO: A OPINIÃO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM SOBRE UM PROJETO DE SAÚDE MENTAL, dos autores Marcelle Paiano, Beatriz de Carvalho Ciaciare, Maria Angélica Pagliarini Waidman, Lílian Cristina Bento e Bruna da Costa.
Outra categoria de artigos refere-se ao mapeamento de características psicossociais de usuários de serviços de assistência, voltados para o problema do uso abusivo de substâncias psicoativas. Dois artigos tratam dessa temática RESULTADOS DO ACOMPANHAMENTO DOS USUÁRIOS DO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL - ÁLCOOL E DROGAS (Caps - AD), dos autores Rivelilson Mendes de Freitas, Helen Rute Rodrigues da Silva e Diego Santos de Araújo e ALCOOLISMO NA REGIÃO CENTRO-OESTE DE MINAS GERAIS: PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO, CLÍNICO E DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA, dos autores Richardson Miranda e Moacyr Lobo da Costa Júnior.
Uma terceira categoria reúne dois artigos que investigam o uso de tabaco em específico e de drogas lícitas e ilícitas em estudantes universitários. Esses dois trabalhos oferecem informações que podem ser utilizadas no manejo do problema de consumo de drogas entre jovens. São eles USO DO TABACO ENTRE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM DE UMA FACULDADE PRIVADA, dos autores Bruno Pereira, Carolina Maia Martins Sales, Marilene Gonçalves França e Marluce Miguel de Siqueira e INVESTIGAÇÃO DO USO DE DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS ENTRE OS UNIVERSITÁRIOS DE INSTITUIÇÕES DO ENSINO SUPERIOR (PÚBLICAS E PRIVADAS) NO MUNICÍPIO DE PICOS, PIAUÍ, dos autores Rivelilson Mendes de Freitas, Danelle da Silva Nascimento e Pauline Sousa dos Santos.
Convido os leitores a visitarem mais este número da SMAD. Boa leitura!