SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1A vivência do luto em viúvas idosas: um estudo clínico-qualitativoPadrão de consumo de álcool e outras drogas entre profissionais de saúde: retrato de alunos de cursos lato sensu de uma instituição pública índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

ALVAREZ-GOMEZ, Matilde  e  VALENCIA-PRIETO, German. Perfil social, de saúde, de consumo e percepção do tratamento de um grupo de alcoólicos em processo de recuperação, Medellín, Colombia. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2015, vol.11, n.1, pp.33-40. ISSN 1806-6976.  https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v11i1p33-40.

O álcool causa 2,5 milhões de mortes anualmente, é fator de risco para quem sofre alguma enfermidade transmissível, seu consumo traz consequências negativas em todos os âmbitos. O objetivo deste estudo descritivo foi determinar as características sociais, de saúde, de consumo e a percepção sobre o tratamento de reabilitação em pessoas alcoólicas. A informação foi coletada através de um questionário para conhecer variáveis sociais e de saúde, e uma entrevista semiestruturada para determinar a percepção do tratamento. O perfil da maioria das pessoas era homens de classe média que começaram a consumir aos 11 anos de idade e que apresentavam a depressão como comorbidade psiquiátrica mais frequente. Viam o tratamento como uma questão de bem-estar.

Palavras-chave : Alcoolismo; Reabilitação; Fatores Socioeconómicos; Fatores Epidemiológicos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf ) | Espanhol ( pdf )