SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Disparidade das concepções de tratamento da dependência de substâncias psicoativas: reflexos e implicações entre profissionais, modelos e instituições presentes nos serviços de atendimento¹Fatores associados à fissura em usuários de crack: revisão sistemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

Resumo

LEMES, Alisséia Guimarães et al. Terapia Comunitária Integrativa como estratégia de enfrentamento às drogas entre internos de comunidades terapêuticas: pesquisa documental. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) [online]. 2017, vol.13, n.2, pp.101-108. ISSN 1806-6976.  https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v13i2p101-108.

Neste estudo, objetivou-se analisar os registros de fichas de rodas de Terapia Comunitária Integrativa, quanto aos problemas elencados e às estratégias enunciadas para enfrentamento. Trata-se de pesquisa retrospectiva, documental, realizada em município do Estado do Mato Grosso, cujos dados foram coletados por meio de 22 fichas de registro de rodas realizadas em duas comunidades terapêuticas masculinas, no ano de 2015. Na análise categorial dos dados, foram evidenciados os problemas (sentimentos de perdas geradas pelo processo de dependência de drogas, ansiedade e medo da recaída) mais discutidos, bem como apontou-se a representatividade da Terapia Comunitária Integrativa como estratégia de apoio no auxílio para o enfrentamento por meio da confiança e do resgate de vínculos, bem como no estímulo, mediante conceitos como esperança e fé, ao suporte emocional.

Palavras-chave : Apoio Social; Comunidade Terapêutica; Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias; Participação Comunitária.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons