Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Estudos e Pesquisas em Psicologia
versão On-line ISSN 1808-4281
Estud. pesqui. psicol. vol.16 no.1 Rio de Janeiro jul. 2016
EDITORIAL
Adriana Benevides Soares*; Deise Maria Fernandes Mendes**; Renata Patrícia Forain de Valentim**; Rita Maria Manso de Barros*
Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Neste número, a Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia ratifica sua vocação para a diversidade temática e traz artigos que remetem às diferentes possibilidades do exercício da profissão.
Em psicologia social estão presentes artigos sobre a desconstrução derridiana em associação ao feminino e à maternidade; a percepção das mães encarceradas acerca do vínculo com os filhos; a homofobia presente nas construções hegemônicas da masculinidade; a relação entre adolescência e drogas; além de três artigos no campo do trabalho: o primeiro relacionando trabalho e suicídio; o segundo fazendo uma revisão da literatura psi acerca do uso de drogas no trabalho e o terceiro analisando a experiência de trabalho dos profissionais de limpeza em uma instituição de tratamento oncológico infantil.
Da Psicologia de desenvolvimento são trazidos aqui estudos sobre a atividade educativa dos professores, as habilidades sociais dos alunos e seus problemas de comportamento; bem como sobre as expressões da violência na escola presentes nas publicações científicas brasileiras. Além destes, um artigo sobre as estratégias de enfrentamento do pai frente à malformação congênita do filho, bem como um estudo sobre a dependência da internet e as habilidades sociais em adolescentes.
Em clínica e psicanálise são trazidos artigos tanto de revisão sistemática da literatura sobre o uso do psychoterapy process Qset para pesquisa em psicoterapia psicanalítica; quanto de relato sobre os primórdios da psicanálise; além do estudo sobre o manejo do dinheiro pelo casal e a resenha do livro Infâncias Perdidas: o cotidiano dos internatos-prisão, de autoria de Sônia Altoé.
Dialogando com a história, a seção Clio-Psiché traz o artigo sobre os atravessamentos éticos e políticos na experiência de pesquisa em história social da psicologia, e o artigo sobre os estudos sobre a percepção durante o processo de profissionalização na Argentina, além da resenha do livro Clio-Psyché: Instituições, História, Psicologia, de autoria de Ana Maria Jacó Vilela e Francisco Teixeira Portugal.
Boa leitura a todos!
Endereço para correspondência
Comissão Editorial
Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, Rua São Francisco Xavier, 524, Bloco F, 10° andar, sala 10.005, Maracanã, CEP 20550-013, Rio de Janeiro - RJ, Brasil
Endereço eletrônico: revispsi@gmail.com
Notas
* Professora Associada do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
** Professora Adjunta do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.