Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Arquivos Brasileiros de Psicologia
versão On-line ISSN 1809-5267
Resumo
PEREIRA, Cibele e CHEHTER, Ethel Zimberg. Impulsividade na obesidade: questões conceituais e metodológicas. Arq. bras. psicol. [online]. 2011, vol.63, n.1, pp.42-51. ISSN 1809-5267.
Na abordagem clínica da obesidade, aspectos psicológicos e fatores ambientais são alvo de manejo que melhor podem contribuir para a perda de peso. Dentre os aspectos psicológicos, a impulsividade destaca-se como componente importante da compulsão alimentar que pode levar à obesidade. Objetivo: Descrever os estudos que investigaram a relação impulsividade e obesidade. Método: Pesquisa na base de dados Bireme com os descritores impulsivity and obesity em títulos ou resumos no período de 2002 a 2009. Resultados: A pesquisa retornou 44 artigos, dos quais foram selecionados 22 com foco no estudo da impulsividade associada à obesidade, hiperfagia e/ou compulsão alimentar. Conclusão: Estudos voltados à investigação da associação obesidade, transtorno de hiperatividade e déficit de atenção e transtorno da compulsão alimentar periódica prometem avanços na identificação de um denominador comum, mas demandam instrumentos mais específicos que possam ser usados em amostras expressivas.
Palavras-chave : Impulsividade; Compulsão alimentar; Obesidade; Transtornos alimentares; Transtorno de hiperatividade e déficit de atenção.