SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 número3Homofobia familiar: abrindo o armário 'entre quatro paredes'Quando a anorexia é uma questão de sexuação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

GOULART, Viviane Ribeiro  e  WAGNER, Adriana. Os conflitos conjugais na perspectiva dos filhos. Arq. bras. psicol. [online]. 2013, vol.65, n.3, pp.392-408. ISSN 1809-5267.

Investigou-se a perspectiva dos filhos sobre os conflitos conjugais. Participaram 17 estudantes de uma escola pública de Porto Alegre (RS), de ambos os sexos, reunidos em dois grupos focais: um com oito crianças (8-9 anos) e outro com nove adolescentes (12-13 anos) que coabitavam com seus pais. Cada grupo se encontrou uma única vez com os pesquisadores na escola. As informações foram gravadas, transcritas e seu conteúdo analisado a partir dos temas emergentes. Na visão dos filhos, os conflitos conjugais variam desde uma discussão até a agressão física, são recorrentes, versam sobre qualquer assunto e são de expressão predominantemente negativa. Eles reconhecem a ocorrência dos conflitos e afirmam que nem sempre entendem suas causas, mas sofrem suas consequências. Adotam estratégias variadas para lidar com os conflitos, desde ignorá-los até adotar atitudes autodestrutivas. Conclui-se que os sujeitos estão atentos aos conflitos conjugais de seus pais e reconhecem as suas repercussões.

Palavras-chave : Conflitos conjugais; Filhos; Relacionamento conjugal; Parentalidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )