SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.65 número3Ilusão da máscara côncava na síndrome de abstinência do álcoolO legado da psicanálise à terapia cognitiva de Aaron Beck índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Arquivos Brasileiros de Psicologia

versão On-line ISSN 1809-5267

Resumo

SANTOS, Lucas Nápoli dos. Heterodoxos, mas atuais: um diálogo entre Winnicott e GroddeckHeterodoxos, mas atuais: um diálogo entre Winnicott e Groddeck. Arq. bras. psicol. [online]. 2013, vol.65, n.3, pp.470-486. ISSN 1809-5267.

O objetivo deste artigo é estabelecer alguns pontos de encontro entre o pensamento de Georg Groddeck e de Donald Woods Winnicott. Para tanto, foi realizado um estudo teórico-conceitual com base em textos de ambos os autores e de alguns comentadores. A hipótese que fundamenta esta investigação é a de que a interlocução entre tais autores constitui um empreendimento não apenas possível como também fértil. Constata-se que ambos (1) admitem corpo e psiquismo como dimensões de uma mesma realidade e não como duas essências distintas; (2) concebem o adoecimento como via de regresso a estágios anteriores do desenvolvimento e (3) veem a natureza como força viva e direcionada para a saúde. Tais pontos de confluência entre os autores vão ao encontro das novas demandas por reformulação dos modos de assistência e cuidado à saúde que vêm emergindo a partir da percepção de esgotamento do modelo médico tradicional organicista (biomedicina).

Palavras-chave : Winnicott; Groddeck; Saúde; Doença; Corpo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )