Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Psicologia para América Latina
versão On-line ISSN 1870-350X
Resumo
SABORIT, Aymara Reyes; SOW, Issaga e LLAMOS, Roxana Jones. Indicadores de rehabilitación psicológica en el paciente con insuficiencia renal crónica terminal. Psicol. Am. Lat. [online]. 2013, n.24, pp.43-67. ISSN 1870-350X.
Estudo misto através do desenho exploratório sequencial com 43 profissionais da saúde que trabalham em dois Hospitais de Santiago de Cuba e Cidade de Havana, respectivamente, assim como 11 familiares e 15 pacientes com insuficiência renal cronica terminal atendidos em um destes hospitais, com a finalidade de determinar os indicadores para avaliar o grau de reabilitação psicológica alcançado pelos pacientes, identificar critérios e percepção que tem os pacientes, familiares e os próprios profissionais da saúde acerca da reabilitação, e validar os indicadores ea organização em níveis através do critério do juiz especialista. Os indicadores com maiores níveis de aceitação foram o apoio social, o regime alimentar, o estado clínico-humoral, o uso do tempo livre, o emprego ou atividade social, a capacidade de autocuidado e a combinação nas intervenções do tratamento de reabilitação, dieta, atividade física e atenção psicológica.
Palavras-chave : reabilitação psicológica; indicadores; doença renal crônica terminal; doença crônica não transmissível.