SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Significados de atos infracionais praticados por adolescentes em conflito com a leiIdentidade Psicossocial dos Adolescentes no Regime de Internato na Educação Agrícola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista de Psicologia da UNESP

versão On-line ISSN 1984-9044

Resumo

NAVARRO, Luisa Milano  e  PENA, Ricardo Sparapan. A Política Nacional de Humanização como estratégia de produção coletiva das práticas em saúde. Rev. Psicol. UNESP [online]. 2013, vol.12, n.1, pp.64-73. ISSN 1984-9044.

Este artigo se insere no âmbito das políticas públicas que compõem o Sistema Único de Saúde (SUS), a fim de discutir o campo de conhecimento e práticas de saúde em curso. Discorrendo sobre a Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão no SUS (PNH), buscamos afirmá-la enquanto estratégia de produção coletiva das práticas em saúde, enfatizando a inseparabilidade entre clínica e gestão. Através de um percurso pela organização da PNH, destacamos seus princípios, diretrizes e método como orientações para o compartilhamento dos modos de produzir saúde, os quais se dão a partir da ação de gestores, trabalhadores, usuários e movimentos sociais. Assim, é focando na articulação entre os atores implicados com as práticas clínicas e de gestão democráticas que buscamos situar a PNH como política de saúde do SUS.

Palavras-chave : Política Nacional de Humanização; Saúde Coletiva; Política de Saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )