SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Temporalidade e Historicidade como aspectos hermenêutico-fenomenológicos para a compreensão do modo de ser do Dasein índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista do NUFEN

versão On-line ISSN 2175-2591

Rev. NUFEN vol.14 no.1 Belém jan./abr. 2022

 

EDITORIAL

 

Fluxos contínuos de comunicação científica

 

 

Adelma Pimentel1I; Maria de Nazareth R. M. de Oliveira Silva2II, III

I Universidade Federal do Pará
II Faculdade Ceilândia
III Universidade de Brasília

Endereço para correspondência

 

 

Prezados (as) autores (as) e leitores (as), habitualmente publicamos volumes com dez materiais, distribuídos nas seções adotadas no periódico; contudo, na primeira edição de 2022, volume 14 publicamos, inicialmente, nove textos, pois adotamos a publicação em fluxo contínuo, ou sistema rolling pass. Este modelo está bem descrito no blog da Scielo. Recomendamos leitura das reflexões elaboradas pelos editores Abel L. Packer; Solange Santos; Denise Peres Sales e Eliana Salgado, que descrevem a tendência da publicação em fluxo contínuo do Programa SciELO-se.

Boa parte dos periódicos de referência internacional publicam artigos de forma antecipada. PNAS, por exemplo, publica artigos diariamente na Early Section e semanalmente reúne os artigos em um número regular. Na coleção SciELO Brasil, a modalidade de publicação ahead of prin t está disponível desde 2006, sendo adotada por 65 periódicos em 2016. Essa forma foi popularizada há alguns anos pelos megajournals ou plataformas de acesso aberto, com destaque para o PLoS One, BiomedCentral, Scientific Reports, Philosophers' Imprint, dentre outros.

Como vantagens do modelo os editores citados mencionam: "Comunicação rápida e definitiva dos resultados de pesquisas, que, em geral, favorece a todos os atores envolvidos na pesquisa e na sua comunicação; Indexação dos artigos nas bases de dados bibliográficas onde o periódico é indexado, com destaque para Google Scholar, PubMED, SciELO, Scopus e WoS; Os periódicos deixam de acumular os artigos já aprovados à espera da composição e diagramação do próximo número" (Disponível em: https://blog.scielo.org/blog/2016/03/10/acelerando-a-comunicacao-das-pesquisas-as-acoes-doscielo/#.YktoNyjMLIX). Outra referência que citamos e da Universidade Estadual de Goiás (disponível em http://www.editora.ueg.br/referencia/10804) que aponta:

O modelo de publicação em Fluxo Contínuo tem como característica principal a agilidade na publicação de artigos. O sistema de submissão e avaliação dos artigos permanece o mesmo. A diferença está na forma com que os artigos são disponibilizados para os leitores. No modelo atual, em uma revista com periodicidade semestral por exemplo, os artigos são disponibilizados apenas quando a revista fecha uma edição, ou seja, duas vezes ao ano. No modelo de fluxo contínuo não há esta necessidade. Uma vez que o artigo tenha sido aprovado para publicação, ele pode ser imediatamente disponibilizado no site da revista, não sendo necessário esperar o fechamento da edição no meio do ano.

Aos leitores apresentamos as reflexões de Antonio Joel Lima da Silva acerca da Temporalidade e Historicidade como aspectos hermenêutico-fenomenológicos para a compreensão do modo de ser do Dasein; Karla Giovana C. Dias; Berla M. De Moraee e Thainá Karoline C. Dias sobre O significado da espiritualidade no cotidiano de religiosas carmelitas; Ana Lícia P. Nunes e Shirley Macedo apresentam relatório do Atendimento à Pessoa Surda por Profissionais de Saúde em Hospital Universitário Pernambucano; Marciana F. Moll; Carla Aparecida A. Ventura; Ana Beatriz R. Zanardo e Marília F. Souza desvelam Estratégias para combater a violência com pessoas institucionalizadas com transtornos mentais; Maria de Nazareth Rodrigues Malcher de Oliveira Silva e Camila Rosa Santos de Souza desbravam a Saúde funcional como uma estratégia para a reabilitação psicossocial: o território da saúde mental na terapia ocupacional; Aline Beckmann Menezes, Cristiane M. De Almeida e Rachel C. Ripardo em Relato de experiência apresentam intervenções na Psicologia Escolar; Alenilson da Silva Cruz; Tatiana Cristina Vasconcelos e Jakson Luis Galdino Dourado configuram um Diálogo entre a Psicologia jurídica, logoterapia e apologia de Sócrates: uma interconexão de saberes; Joana Buschini Brentano, Gabriela Maria Leroy Viana e Paulo Eduardo Rodrigues Alves Evangelista refletem sobre o Plantão Psicológico e sofrimento universitário: um estudo fenomenológico.

Agradecimentos a equipe de editoração que contribui para o trabalho de publicação da Revista, inclusos os pareceristas que, ao longo dos anos avaliam textos, com sua apreciação ética e criteriosa; e às gestoras Adelma Pimentel, Nazareth Malcher; Marciana Farinha, respectivamente atuando nas editorias executiva, Internacional e Dossiês; a Tommy Akira Goto, editor internacional e das traduções; Kamilly Vale, Editora Chefe. Na diagramação Murilo Cruz da Silva e Luciléia Rosa da Silva; e Edna Malacco de Resende no XML.

Boa leitura!

 

 

Endereço para correspondência
Adelma Pimentel
E-mail: pimenteladelma@gmail.com
Maria de Nazareth Rodrigues Malcher O. Silva
E-mail: malchersilva@unb.br

 

 

1 Adelma Pimentel: ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0048-4976
2 Maria de Nazareth Rodrigues Malcher O. Silva: ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4405-7378

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons