SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Trabalho em equipe: percepção interprofissional de uma clínica pediátricaReflexões sobre alienação parental em um projeto de mediação de conflitos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

ZERBINATTI, Aline Gabrielle  e  KEMMELMEIER, Verônica Suzuki. Padrinhos afetivos: da motivação à vivência. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2014, vol.6, n.2, pp.85-95. ISSN 2177-093X.

Os arranjos familiares vêm se modificando ao longo das décadas e, assim também a história do abandono e adoção de crianças, incluindo as leis que regem tal ato e defendem seus direitos. Neste sentido, novas propostas, como o Apadrinhamento Afetivo, estão sendo criadas a fim de tentar oferecer uma condição mais próxima do ideal para a garantia da convivência familiar dessa população. Dessa forma, este trabalho teve o intuito de compreender como padrinhos afetivos vivenciam o processo de Apadrinhamento, buscando entender as motivações e expectativas, a relação mantida e a aproximação entre padrinhos, afilhados e instituição. Para tanto foram realizadas entrevistas, pelas quais, através de análise de conteúdo, obtivemos seis categorias. Concluímos que diversas questões envolvem o processo de apadrinhamento, como a subjetividade de cada padrinho e sua relação com o afilhado, bem como o envolvimento com pais sociais e instituições responsáveis pelas crianças e adolescentes em situação de acolhimento.

Palavras-chave : Apadrinhamento Afetivo; Motivação; Vivência; Adoção; Abandono.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )