SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Análise de fenômenos sociais em um jogo on-line para múltiplos jogadoresEnsino de discriminações condicionais de sentenças sobre a emergência de relações sintáticas para surdos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Perspectivas em análise do comportamento

versão On-line ISSN 2177-3548

Resumo

OLIVEIRA, Marlon Alexandre de; CORTEZ, Mariéle Diniz  e  ROSE, Julio de. Efeitos do contexto de grupo no autorrelato de crianças sobre seus desempenhos em um jogo computadorizado. Perspectivas [online]. 2016, vol.7, n.1, pp.70-85. ISSN 2177-3548.  https://doi.org/10.18761/pac.2015.026.

A literatura sobre correspondência fazer-dizer vem sugerindo variáveis que influenciam na acurácia do relato verbal. Este estudo investigou o efeito do contexto de grupo no autorrelato de crianças sobre seus desempenhos em uma tarefa de natureza competitiva (jogo computadorizado). Participaram seis crianças com idades entre cinco e dez anos. "Fazer" consistiu em atirar em alvos de um jogo computadorizado e "dizer" em relatar acertos ou erros, clicando em um de dois quadrados apresentados na tela do computador (verde para acertos e vermelho para erros). Foi utilizado um delineamento ABA com linha de base, situação de relato em grupo e retorno à linha de base para verificar a frequência de relatos correspondentes de erros e acertos. Ao final de cada sessão, o participante relatava para o experimentador ou para seus pares, a depender da condição experimental, o número de pontos obtidos na sessão. Os resultados demonstraram que a condição de relato em grupo produziu diminuição nos níveis de correspondência de relatos de erro para três dos seis participantes. O contexto de grupo mostrou-se variável importante no controle da correspondência dos relatos de crianças. Sugere-se, ainda, a natureza da tarefa (jogo envolvendo competição) como um possível fator de controle da correspondência do relato de erros.

Palavras-chave : correspondência fazer-dizer; relato verbal; contexto de grupo; jogo computadorizado.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons