SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 número134Teoria de resposta ao item (TRI): Conceitos elementares dos modelos para itens dicotômicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Boletim de Psicologia

versão impressa ISSN 0006-5943

Bol. psicol vol.61 no.134 São Paulo jun. 2011

 

EDITORIAL

 

Em 2011 a Associação de Psicologia de São Paulo, em continuidade de sua atividade de divulgação do conhecimento científico no âmbito da Psicologia Nacional e Internacional, promoveu em 29 de abril a palestra "El problema del TDHA y la clínica com niños y adolescentes", proferida pelo professor e psicanalista espanhol Joseph Knobel Freud, que, entre outras qualificações, foi membro da "Escuela de Clínica Psicoanalítica com Niños y Adolescentes de Barcelona.

O presente número do Boletim de Psicologia apresenta uma temática bastante diversificada, ainda que muitos dos artigos tenham focalizado a avaliação psicológica. O primeiro artigo procura mostrar de uma maneira bastante didática a "Teoria de Resposta ao Item" – TRI, que é um novo modelo psicométrico, cuja proposta é resolver alguns problemas metodológicos do Modelo Clássico da Psicometria. Os autores procuram apresentar essa teoria de uma forma bastante acessível aos leitores que poderão compreender esse novo modelo teórico, sem a necessidade de utilização de conhecimentos estatísticos aprofundados.

O segundo artigo dá ênfase ao uso do Teste de Figura Complexa de Rey para a avaliação das funções executivas, que constituem uma das áreas estudadas pela Neuropsicologia. O objetivo da pesquisa foi realizar um estudo de validação da Figura de Rey para avaliar a capacidade de planejamento e a influência do mesmo na memória visual.

O próximo artigo teve como objetivo conhecer a qualidade de vida entre adolescentes da cidade de São Paulo. A amostra abrangeu cerca de 2.400 estudantes de ensino médio e foi investigada a influência das variáveis gênero, nível sócio-econômico e série escolar sobre a qualidade de vida dos participantes.

O quarto artigo comparou o Desenho da Figura Humana e o Desenho da Pessoa Portadora de Diabetes em dois grupos de adolescentes, um de portadores de diabetes e outro saudável. Os resultados indicaram algumas diferenças psicológicas entre os grupos e entre os dois desenhos de cada participante, contribuindo para a validação do uso dos desenhos como técnicas projetivas.

A seguir é apresentada uma pesquisa sobre a avaliação psicológica de candidatos à Carteira Nacional de Habilitação, focalizando a atenção e a inteligência. O trabalho traz algumas críticas à forma pela qual é feita essa avaliação atualmente, bem como mostra a existência de correlação entre os dados levantados na avaliação da atenção e da inteligência.

Mudando para um enfoque mais teórico e qualitativo, o artigo seguinte apresenta uma nova abordagem do conceito de família, a partir da Psicossociologia Clínica, na qual a família não é mais considerada somente em relação aos laços sangüíneos estabelecidos pelo matrimônio. Essa nova visão permite uma ampliação da concepção do núcleo familiar, abrangendo outras relações significativas, que passam a ser consideradas como "família".

O outro artigo estuda a possibilidade da avaliação neurológica realizada no momento de nascimento de crianças prematuras, predizer o desenvolvimento cognitivo. Ainda que os resultados não tenham mostrado uma associação significativa entre as duas variáveis, apontam para a necessidade de mais investigações a esse respeito, com finalidade preventiva e interventiva.

O último artigo apresenta uma investigação sobre a flexibilidade para resolução de problemas em dois grupos específicos de pessoas, compostos por tentadores de suicídio e homicidas, comparados à população geral. A partir do emprego de alguns testes psicológicos e uma entrevista neuropsiquiátrica, os autores concluíram que esses dois grupos apresentam menor flexibilidade para resolver seus problemas do que o grupo de controle.

Este fascículo do Boletim de Psicologia contém ainda um Depoimento, uma Resenha e uma Homenagem. No Depoimento são apresentadas as atividades de ensino e pesquisa desenvolvidas no Instituto de Psicologia da USP, relacionadas ao pensamento de Wilhelm Reich. Esse depoimento faz um registro histórico importante sobre os trabalhos desenvolvidos sobre esse autor no Brasil.

A Resenha sobre o livro "Ética para os meus pais" constitui um convite para uma experiência de leitura, que a partir de uma forma inovadora de escrita leva o leitor a refletir sobre assuntos sérios e importantes no relacionamento entre pais e filhos.

Finalmente, uma homenagem justa e merecida traz um resgate da vida e obra de um personagem importante na História da Psicologia Brasileira, o Dr. Romeu Morais de Almeida, escrita pelo Dr. Samuel Pfromm Netto, que com ele conviveu. Convém lembrar que entre outras atividades, o Professor Romeu foi membro de várias diretorias da Sociedade de Psicologia de São Paulo, desempenhando diversas funções e auxiliando no desenvolvimento e manutenção desta Sociedade, bem como do Boletim de Psicologia.

Convidamos a todos para lerem os trabalhos que fazem parte deste Boletim de Psicologia e esperamos que possam contribuir para o conhecimento e para o desenvolvimento de novas investigações.

 

 

PAULO FRANCISCO DE CASTRO E
IRAI CRISTINA BOCCATO ALVES

Editores