SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número76O mistério da homossexualidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Jornal de Psicanálise

versão impressa ISSN 0103-5835

Resumo

BARROS, Izelinda Garcia de. Curiosidade e imaginação. J. psicanal. [online]. 2009, vol.42, n.76, pp.177-185. ISSN 0103-5835.

Este texto foi escrito para a aula inaugural dos cursos do Instituto de Psicanálise, da Sociedade de Brasileira de Psicanálise de São Paulo, em 2009. Desenvolveu-se em torno de duas qualidades que a autora considera fundamentais para o exercício da clínica psicanalítica: curiosidade e imaginação - e, portanto, muito apropriadas para serem evocadas naquela ocasião. Lembra a autora que curiosidade e imaginação impregnam os conceitos psicanalíticos de instinto epistemofílico e fantasia inconsciente. Após um breve preâmbulo sobre a história de tais conceitos em Psicanálise, segue-se material clínico que permite ilustrar os primeiros passos da construção de um novo conhecimento, a partir das interações da curiosidade e imaginação do paciente e do analista na sala de análise.

Palavras-chave : Desenvolvimento de conceitos; Investigação clínica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons