SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número122Transtornos da linguagem na pré-escola e o início da alfabetizaçãoDesenvolvimento do Programa de Intervenção para Promoção de Autorregulação Infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

STRIEDER, Raquel Inês. Estudantes com Transtorno do Espectro Autista em escolas municipais. Rev. psicopedag. [online]. 2023, vol.40, n.122, pp.191-203.  Epub 24-Jun-2024. ISSN 0103-8486.  https://doi.org/10.51207/2179-4057.20230017.

Esta pesquisa é resultado de estudo na literatura a respeito da Educação Inclusiva de indivíduos com diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA), como também pesquisa de campo para conhecer a realidade da inclusão de alunos com o transtorno nas escolas de ensino municipal pertencentes aos 11 municípios que compõem a microrregião de Cerro Largo/RS. A pesquisa teve como objetivo geral: Mapear os alunos com TEA atendidos pelas redes municipais de ensino da microrregião de Cerro Largo – RS, em seus aspectos escolares. A abordagem metodológica da pesquisa é quantitativa-qualitativa, utilizando-se como instrumentos de pesquisa: pesquisa bibliográfica e entrevista por preenchimento de formulário on-line. A base teórica que sustenta o presente estudo é composta por: classificação da DSM-5 (2014), Araújo (2019), leis nacionais que fundamentam a Educação Inclusiva e o direito dos autistas, Gaiato e Teixeira (2018), Mendes (2010), Saulnier et al. (2011), e Whitman (2015). A coleta de dados realizada junto aos municípios que compõem a microrregião de Cerro Largo revela que há alunos com o diagnóstico de TEA em dez municípios, e todas as redes municipais de ensino enfrentam obstáculos para efetivar a inclusão deste público nas salas de aula de ensino regular. Como conclusão, assinala-se que os sistemas de educação que permeiam o nosso país carecem de estrutura e profissional qualificado para atender de forma adequada a sujeitos que apresentam especificidades como o TEA. Assim, a presente pesquisa é um meio relevante o conhecimento da realidade local quanto à forma como o TEA vem sendo tratado, como também para aprofundamentos teóricos a respeito.

Palavras-chave : Autismo; Inclusão; Educação Especial e Inclusiva.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )