SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número122Conjunturas motivacionais no contexto educacional: Interfaces para a aprendizagemLa Psicopedagogía como cuerpo de conocimiento sobre el aprendizaje humano índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

KRATZER, Monika  e  GARCIA, Rosamaria Rodrigues. Atuação psicopedagógica na educação gerontológica para um envelhecimento saudável. Rev. psicopedag. [online]. 2023, vol.40, n.122, pp.245-256.  Epub 24-Jun-2024. ISSN 0103-8486.  https://doi.org/10.51207/2179-4057.20230022.

No envelhecimento, o corpo sofre mudanças, inclusive cognitivas, que podem interferir na qualidade de vida e na funcionalidade das ações do indivíduo. O objetivo geral deste artigo é esclarecer como a Psicopedagogia pode contribuir para manter ou melhorar as funções cognitivas em idosos – devido à possibilidade de ocorrência de declínio cognitivo na velhice –, identificando estratégias que podem ser usadas na atuação clínica e educacional. Este artigo científico é de natureza aplicada, descritiva-exploratória, caracterizada por revisão de literatura com abordagem qualitativa. Foram utilizados os descritores “psicopedagogia” e “idosos”; “idosos” e “estimulação cognitiva”, sendo excluídos materiais que tratassem de idosos com déficit cognitivo ou demência. Foram selecionados nove artigos em língua portuguesa publicados no Brasil no período de 2011-2021 que relacionassem o trabalho psicopedagógico com o público idoso, utilizando a estimulação cognitiva como ferramenta. Os artigos analisados reforçam que a atuação psicopedagógica com idosos pode ser feita como medida preventiva e remediativa. Estratégias interventivas: jogos diversos; atividades de recordação; interpretação de imagens; inclusão digital; atividades artísticas em geral; testes; associações; planejamento; ordenação e lógica; atividades visuoconstrutivas; atividades cognitivas e motoras simultâneas; mudança em elementos e atividades cotidianas. Benefícios relacionados: valorização do idoso, melhora de relações interpessoais, de criação de amizades, da qualidade de vida, da independência, da autonomia, da funcionalidade, da autossuficiência, da autoestima, da autoimagem, do autocuidado, da percepção de problemas sociais, da superação de dificuldades, da quebra de paradigmas, da realização pessoal, da atuação cidadã, no desempenho das atividades de vida diária, resgate de antigos sonhos e projetos de vida.

Palavras-chave : Educação Gerontológica; Psicopedagogia; Idoso; Envelhecimento; Estimulação Cognitiva.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )