SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número122La Psicopedagogía como cuerpo de conocimiento sobre el aprendizaje humanoArte e Psicologia: A colagem como instrumento de trabalho do psicólogo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

LIBOTTI, Renata Teixeira da Vitória. A fala “atípica” e o meio social – desafios diários. Rev. psicopedag. [online]. 2023, vol.40, n.122, pp.267-270.  Epub 24-Jun-2024. ISSN 0103-8486.  https://doi.org/10.51207/2179-4057.20230024.

Ao lidar com crianças neuroatípicas, tanto pais quanto profissionais enfrentam uma grande incerteza: o prognóstico. Habilidades comunicativas podem ajudar as crianças a entenderem e explicarem o mundo ao seu redor, compartilharem ideias e sentimentos, e a fazerem amigos. A capacidade comunicativa capacita a criança a argumentar e, consequentemente, aprender, além de desenvolver o sentimento de pertencimento. O comprometimento da fala é uma questão que pode gerar dúvidas, medo e insegurança, pois a comunicação é uma via bastante importante para o sucesso do aprendizado. No que tange ao aprendizado de uma língua estrangeira, tais questionamentos podem se fazer ainda mais presentes. No entanto, bastante estímulo, juntamente com persistência, podem ser a receita para derrubar alguns obstáculos.

Palavras-chave : Comunicação; Fala; Linguagem; Língua Estrangeira; Psicopedagogia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )