SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Tradução, adaptação e validação do conteúdo da secção i da escalaTempo decorrido entre agressão sexual e a chegada aos serviços de saúde no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282

Resumo

OLIVEIRA, Letícia Neves de; GOULART, Bárbara Niegia Garcia de  e  CHIARI, Brasilia Maria. Distúrbios de linguagem associados à surdez. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2013, vol.23, n.1, pp.41-45. ISSN 0104-1282.

OBJETIVO: verificar a associação de alteração de linguagem relacionada à perda auditiva e descrever a relação com o tipo de sexo, queixa clínica, tipo e grau de perda auditiva. MÉTODO: Trata-se de estudo retrospectivo, realizado com prontuários de pacientes atendidos entre julho de 1998 e julho de 2008, totalizando 482 sujeitos. Foram utilizados os dados: idade; sexo; região de residência; queixa/manifestação na linguagem; diagnóstico etiológico; déficit de linguagem e fala e distúrbio de audição. RESULTADOS: prevalência do sexo masculino (56%); com faixas entre três a cinco (32,8%) e seis a onze anos (32,8%); com queixa principal a alteração da linguagem oral (57%); perda auditiva neurossensorial (66,3%) de grau profundo (32,8%) bilateral, de etiologia orgânica (41,7%). Uma associação entre alteração de linguagem com o grau de perda auditiva e a queixa de linguagem foi estatisticamente significante (< 0,001). CONCLUSÃO: houve associação da alteração de linguagem com o grau de perda auditiva e a queixa de linguagem.

Palavras-chave : fonoaudiologia; epidemiologia; surdez; perda auditiva; linguagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )