SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Efeito do sedentarismo, perfil nutricional e sexo na flexibilidade de escolaresQuestionário de qualidade de vida de crianças com paralisia cerebral (CP QOL-Child): tradução e adaptação para língua portuguesa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

SALES, Maria Lucélia da Hora et al. Qualidade da atenção à saúde da criança na estratégia saúde da família. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum. [online]. 2013, vol.23, n.2, pp.151-156. ISSN 0104-1282.

OBJETIVO: verificar a qualidade da atenção à saúde da criança pelas equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) em Capital do Nordeste do Brasil. MÉTODO: trata-se de um estudo transversal, descritivo, com abordagem quantitativa, realizado durante o ano de 2010, por meio de inquérito com os profissionais médicos e enfermeiros de 66 equipes da ESF de Maceió-AL, estratificadas por tempo de funcionamento em anos. Utilizou-se parte do instrumento de auto-avaliação denominado Avaliação para Melhoria da Qualidade da Estratégia Saúde da Família (AMQ) do Ministério da Saúde, especificamente as questões referentes às ações e atividades realizadas no campo de atenção à "saúde da criança", dentro da dimensão "atenção à saúde". RESULTADOS: os padrões elementares de qualidade foram encontrados em 84,1% das ações realizadas. Os padrões considerados avançados apresentaram o menor percentual de conformidade entre todas as equipes (47,7%). Quanto ao tempo de implantação da ESF, as equipes com menos de quatro anos tenderam a relatar melhores padrões de qualidade. CONCLUSÕES: os achados sugerem que as ações de saúde da criança estão sendo realizadas em melhor conformidade nas equipes com menos tempo de implantação, e que a grande maioria das equipes ainda estão atendendo a padrões considerados menos avançados em termos de qualidade.

Palavras-chave : qualidade; acesso; avaliação da assistência à saúde; saúde da família; saúde da criança.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )