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Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

MUNARO, Hector Luiz Rodrigues; SILVA, Diego Augusto Santos  e  LOPES, Adair Da Silva. Prevalência de tempo excessivo de tela e fatores associados em escolares de uma cidade do nordeste. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2016, vol.26, n.3, pp.360-367. ISSN 0104-1282.  https://doi.org/10.7322/jhgd.122821.

INTRODUÇÃO: Estudos sobre o tempo de tela e seus correlatos geralmente são determinados pelo somatório dos tempos de vários comportamentos. Pesquisas que analisaram comportamentos separadamente evidenciaram diferentes correlatos OBJETIVO: Estimar prevalência de tempo excessivo de tela (≥ 2 horas/dia), durante os dias da semana, em televisão e uso de computador/videogame e verificar a associação aos fatores sociodemográficos e do estilo de vida em escolares MÉTODO: Levantamento com amostra de escolares do ensino médio (n=1.163), de 14 a 20 anos de idade, residentes em Jequié/BA, Brasil. As variáveis dependentes foram tempo excessivo assistindo televisão e usando computador/videogame, e as independentes foram, as sociodemográficas e do estilo de vida. A magnitude das associações foi determinada pela Odds Ratio(OR) e intervalos de confiança (IC) de 95% (IC95% RESULTADOS: A prevalência de tempo excessivo assistindo televisão foi estimada em 32,8% (IC95%: 29,9% - 35,5%) e usando computador/videogame 27,3% (IC95%: 24,5% - 29,5%). Os que não trabalhavam (OR = 1,940; IC95%: 1,365 - 2,758), aqueles cujas mães tinham menos de oito anos de estudo (OR = 1,324; IC95%: 1,023 - 1,714) e que não consumiam verduras regularmente (OR = 1,423; IC95%: 1,082 - 1,871) apresentaram maiores chances de exposição ao tempo excessivo televisão. Por outro lado, os que não atingiram o consumo mínimo de frutas (OR = 0,712; IC95%: 0,245 - 0,929) apresentaram menores chances. Escolares do sexo feminino (OR = 0,694; IC95%: 0,528 - 0,912) e aqueles com renda familiar inferior a dois salários mínimos (OR = 0,630; IC95%: 0,474 - 0,838), apresentaram menores chances de exposição ao tempo excessivo utilizando computador/videogame e os insuficientemente ativos (OR = 1,557; IC95%: 1,076 - 1,972), apresentaram maiores chances CONCLUSÕES: Cerca de 1/3 dos escolares passavam tempo excessivo à frente da televisão e do computador/videogame, tendo correlatos distintos para cada comportamento

Palavras-chave : sedentarismo; adolescentes; fatores de risco; comportamento.

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