SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2"Tire-me desta, mas daqui não me deixe sair"! Hospitalismo: Reflexões sobre o drama da ( co) depedência em instituição psiquiátricaAs emoções e os transtornos depressivos. O teatro do perdão como palco de resgates índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Brasileira de Psicodrama

versão On-line ISSN 2318-0498

Resumo

RAMOS, Antonia Lucia Leite. Vínculo na prática educativa escolar: um estudo com base na ludicidade e no sociodrama. Rev. bras. psicodrama [online]. 2011, vol.19, n.2, pp.73-84. ISSN 2318-0498.

Este artigo tem o objetivo de compreender como a ludicidade e o sociodrama (ludodrama) podem contribuir para a formação e/ou melhoria dos vínculos entre os sujeitos da práxis pedagógica, favorecendo a convivência e a aprendizagem. A reflexão utiliza, como recurso ilustrativo, uma pesquisa de intervenção realizada em uma escola pública na cidade de Salvador/BA, com dois grupos de estudantes do ensino fundamental. O ludodrama é uma prática educativa que surge da junção da ludicidade com o sociodrama e tem, por princípio, a plenitude da experiência e a ação-reflexão-ação, vivenciadas nas práticas lúdicas e sociodramáticas. Os fundamentos teóricos que sustentaram a pesquisa prática procedem do ideário de Jacob Levi Moreno, Cipriano Luckesi e Paulo Freire. Os resultados apontam que o ludodrama encoraja o grupo, por meio de práticas lúdicas e sociodramáticas, a uma vivência plena e traz a possibilidade de formação dos vínculos através de um trabalho lúdico, reflexivo, contextualizado, ajudando a solucionar os problemas num clima de jogo e liberdade.

Palavras-chave : Prática pedagógica; ludicidade; sociodrama; vínculo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )