SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número4Clone: o inferno do si mesmoO diálogo transicional na psicanálise de crianças: implicações clínicas de uma redescrição conceitual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

SANCHES, Pedro Rodrigo Peñuela. A alteridade na conceituação freudiana de desejo e pulsão. Rev. bras. psicanál [online]. 2010, vol.44, n.4, pp.97-108. ISSN 0486-641X.

O presente artigo pretende retomar a construção dos conceitos de desejo e de pulsão na obra freudiana, propondo uma leitura destes dois conceitos a partir das possibilidades que cada um deles abre para uma abordagem do problema da alteridade em Freud. O que se procurará discutir é que o conceito de desejo pressupõe certo tipo de solipsismo que só poderá vir a ser desconstruído dentro da própria obra freudiana a partir dos desenvolvimentos dados ao conceito de pulsão. Por fim, pretendese aventar alguns problemas presentes nas teorizações freudianas sobre a clínica, apontando para um possível compromisso destas com uma clínica que não faria juz à radicalidade da ideia de pulsão e do posicionamento epistemológico e ético que este conceito nos exige quando lido sob o prisma da noção de alteridade.

Palavras-chave : desejo; pulsão; alteridade; metapsicologia freudiana.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )