SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número4A alteridade na conceituação freudiana de desejo e pulsãoDe uma nota só à melodia: considerações sobre a clínica psicanalítica da Síndrome de Asperger índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

GRANA, Roberto Barberena. O diálogo transicional na psicanálise de crianças: implicações clínicas de uma redescrição conceitual. Rev. bras. psicanál [online]. 2010, vol.44, n.4, pp.109-124. ISSN 0486-641X.

Este estudo pretende exemplificar clinicamente uma proposta de prática psicanalítica que desprivilegia, e eventualmente prescinde, da atividade interpretativa tal como foi - afastando-se do modelo freudiano - descrita e empregada pelos analistas de crianças, kleinianos e annafreudianos, ao longo do século antecedente. Dirigindo sua crítica ao preconceito significacionista que impõe interpretar o inconsciente profundo da criança para oportunizar a produção de insights, o autor apoia-se nas contribuições de Ferenczi, Winnicott e Lacan para enfatizar a importância das noções de presença, playing, e interregno a fim de assegurar a eficácia clínica do trabalho analítico realizado durante os anos da infância.

Palavras-chave : psicanálise de crianças; diálogo transicional; indicação lúdica; testemunho presencial.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )