SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número4Sobre o olhar do psicanalista e outras ferramentas de trabalho: novas recomendaçõesA realidade psíquica do vínculo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

PERRINI, Edival Antonio Lessnau. A intensidade da vida psíquica e seus terrores na experiência psicanalítica. Rev. bras. psicanál [online]. 2011, vol.45, n.4, pp.139-151. ISSN 0486-641X.

A partir da observação de que alguns analisandos trazem para a experiência clínica um emaranhado de angústia, medo, desconforto, pânico e terror, e que essa assustadora vivência cria um sistema de "frenagem" e distanciamento na possibilidade da construção de vínculos, o autor propõe uma aproximação à "intensidade da vida psíquica" dessas pessoas. Entende essa vivência aguda por "intensidade de vida psíquica", assustadora e sentida como uma ameaça incontrolável para a integridade da mente. Por meio de três fragmentos clínicos e de revisão bibliográfica que contempla os pensamentos de Freud, Klein e Bion, mostra que a consideração dessa "intensidade" pode aproximar o analisando de seus terrores, permitir a sua contenção na experiência analítica e viabilizar o prosseguimento da análise.

Palavras-chave : intensidade da vida psíquica; mudança catastrófica; cesura; vínculos; experiência emocional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )