Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Revista Brasileira de Psicanálise
versão impressa ISSN 0486-641X
Resumo
DIATKINE, René e AVRAM, Claude. "Tão negra quanto a madeira desta moldura...".Traduzido porClaudia Berliner. Rev. bras. psicanál [online]. 2013, vol.47, n.1, pp.67-79. ISSN 0486-641X.
Este artigo investiga, por meio da psicanálise, como um conto de fadas ("Branca de Neve") possibilita, à maneira de um sonho, evocar fantasias inconscientes geradoras de angústias próprias ao complexo de Édipo, permitindo, assim, sua elaboração psíquica. Parte-se das seguintes perguntas: por que as crianças se interessam pelo conto? E por que os adultos se emocionam frente a ele? Valendo-se da simbologia que permeia o conto, além de sua forma e conteúdo específicos, evidencia-se o combate de vida e morte presente naquele que se vê sujeito de seus próprios desejos e de suas respectivas realizações alucinatórias, particularmente quando dirigidos à imagem materna, como no caso de Branca de Neve.
Palavras-chave : conto de fadas; elaboração psíquica; função narrativa; símbolos; conflito das pulsões de vida e morte; complexo de Édipo.