Serviços Personalizados
Journal
artigo
Indicadores
Compartilhar
Revista Brasileira de Psicanálise
versão impressa ISSN 0486-641X
Resumo
MARCHON, Paulo. O analista desconcertado e suas lembranças: se arrependimento matasse.... Rev. bras. psicanál [online]. 2016, vol.50, n.3, pp.15-31. ISSN 0486-641X.
O autor conta suas aventuras e desventuras com pacientes desde as primicias de sua atividade como candidato e na continuação de sua formação até hoje. Imaginou como titulo maior da série de casos apresentados: "Se arrependimento matasse..." Reserva especial consideração para dois pacientes: o caso do rapaz de vida "largada" e o da mocinha injustamente acusada de seduzir o pai - paciente que adota, então, uma imagem aparentemente masculinizada, que vai se desfazendo na análise, inclusive somaticamente, lembrando um filme de Fellini. No filme, as escavações no subsolo de Roma deixam apenas entrever imagens cujos pigmentos se tornam descorados ao entrar em contato com o ar atmosférico. Assim seriam as imagens masculinizadas construidas pela paciente sob o impacto edipiano e que, com o oxigênio da análise, se desfariam, dando lugar a imagens mais autênticas, femininas. Na parte final, o autor acrescenta uma revisão do caso, na qual considera que se tivesse uma fé real na psicanálise poderia ter ajudado a paciente a confiar nas modificações extraordinárias que havia mostrado na análise, com o desenvolvimento dos seios, e tentar, com a psicanálise, dispensar a cirurgia plástica.
Palavras-chave : não abandonar o paciente; charitas; fé na psicanálise; prioridade para a interpretação; constrangimento; revisão.