SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número4O silêncio e a bruxa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

PAIM FILHO, Ignácio Alves. Silêncio: uma escuta metapsicológica. Rev. bras. psicanál [online]. 2016, vol.50, n.4, pp.15-25. ISSN 0486-641X.

Como poderá ser visto no decorrer deste texto, será realizado um breve percurso pela temática do silêncio, visando equacionar alguns postulados teóricos e clínicos, centrados na dualidade pulsional - morte e vida -, de modo a possibilitar uma escuta metapsicológica para ele. Nesse processo, busco desfazer a ideia de que o silêncio é decorrente, exclusivamente, da pulsão de morte, o que julgo um equívoco. Para realizar tal meta, estabeleço a diferença entre pulsão de morte e pulsão de destruição - resgatando sua vinculação com a discórdia - e proponho que a ruptura do silêncio se dá no embate pulsional. Nesse sentido, advogo que o silêncio mais absoluto está no que poderíamos chamar de fusão incompleta - pulsão de destruição precariamente ligada pela libido - e/ou na fusão completa - pulsão de destruição excessivamente ligada pela libido. Portanto, o silêncio é decorrente da ausência de diferenças significativas entre as forças pulsionais, o que implica a morte do desejo e/ou a não construção deste. Essa ausência contribui com a homeostasia psíquica: baixo grau de entropia psíquica.

Palavras-chave : silêncio; Eros; pulsão de destruição; discórdia; fusão; desejo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons