SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 número2 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

A escuta das formas primárias de simbolização no trabalho analítico. Rev. bras. psicanál [online]. 2018, vol.52, n.2, pp.35-53. ISSN 0486-641X.

A exploração das novas formas da clínica contemporânea, especialmente das patologias graves, motivou os psicanalistas a conferir uma atenção cada vez maior à sensório-motricidade nas clínicas consideradas difíceis. A abordagem terapêutica dessas patologias narcísico-identitárias necessita de conceitualizações que permitam pensar a importância do sensorial, do corpo e da motricidade. De modo geral, constata-se que a maioria dos teóricos analistas do século XXI foi confrontada com a necessidade de introduzir conceitos específicos para pensar e se encarregar das clínicas decorrentes de situações-limite e extremas da subjetividade. O ponto em comum dessas novas contribuições teóricas consiste em explorar os efeitos das primeiras experiências sensório-afetivo-motoras na relação com o objeto, as quais representam um papel essencial na aplicação dos processos de simbolização ou em sua falência. Discutem-se diferentes modos de escuta e de intervenção do analista, que colocam em jogo as formas primárias de simbolização.

Palavras-chave : arcaico; interpretação; patologias narcísico-identitárias; sensório-motricidade; significante formal.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons