SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 número4SuicídioO gesto autodestrutivo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Rev. bras. psicanál vol.53 no.4 São Paulo oct./dez. 2019

 

CARTA-CONVITE

 

Carta-convite

 

 

Caros colegas,

A Revista Brasileira de Psicanálise abordou em 2019 os temas 1) Ódio, 2) Feminino, outras reflexões, 3) Palavra e verdade, e finaliza o ano propondo o tema Suicídio. Fizemos chamadas ao longo dos números anteriores com a seguinte provocação: "Do desespero psíquico ao direito de pôr fim à vida, como a psicanálise pode contribuir para a reflexão sobre este complexo ato humano - o suicídio".

O tema proposto ganhou relevância ultimamente por seu caráter de pandemia. A prevalência do suicídio tem crescido, por exemplo, entre policiais, universitários e jovens, tornando-se um assunto a ser pensado por políticas públicas de prevenção e saúde mental.

O convite aos colegas e colaboradores da RBP, no entanto, é para que reflitam sobre o suicídio para além da perspectiva estatística e epidemiológica, ou seja, a partir da psicanálise e suas clínicas. Sem deixar de considerar a existência do suicídio enquanto ato soberano, de livre-arbítrio na retirada da própria vida, nosso propósito é ampliar a escuta desse ato.

Voluntário ou impulsivo? Último recurso de apaziguamento da insuportabilidade da dor física, da dor psíquica ou da perda de sentido da vida? Tais possibilidades nos levam a indagar sobre os alcances e limites do nosso ofício no enfrentamento desse sofrimento psíquico.

Com este número, desejamos colaborar para o entendimento do suicídio em nosso tempo, cuja amplitude passa a demandar esforços compreensivos cada vez mais abrangentes. Trata-se de um tema complexo e atual, uma vez que estão em andamento mudanças que implicam a reconfiguração dos laços sociais, o que convoca psicanalistas e cientistas sociais a uma refinada análise da complexidade do suicídio no âmbito da subjetividade contemporânea.

Os trabalhos deverão ser encaminhados para o e-mail da revista rbp@rbp.org.br até a data-limite 17/11/2019. As orientações editoriais estão disponíveis em http://rbp.org.br/?page_id=44.

Está lançado o desafio!

Equipe editorial

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons