SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Opinião dos pais e resolução de conflitos por pré-adolescentesQualidade vida, sobrecarga, suporte social, ajustamento conjugal e morbidade psicológica em cuidadores de idosos com dependência funcional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

LEITE, Sérgio Antônio da Silva. Afetividade nas práticas pedagógicas. Temas psicol. [online]. 2012, vol.20, n.2, pp.355-368. ISSN 1413-389X.  https://doi.org/10.9788/TP2012.2-06.

O presente texto analisa o papel da afetividade nas práticas pedagógicas desenvolvidas por professores em sala de aula. Tendo como suporte as ideias de Vygotsky e Wallon, assume-se, como pressuposto, que as relações que se estabelecem entre o sujeito, o objeto de conhecimento e o agente mediador também são profundamente marcadas pela dimensão afetiva, uma vez que produzem impactos subjetivos no sujeito. Tais impactos podem gerar movimentos de aproximação ou de distanciamento entre o sujeito e o referido objeto de conhecimento; essas relações podem ser estudadas na situação de sala de aula. Neste sentido, pretende-se identificar e analisar algumas decisões pedagógicas planejadas e desenvolvidas por professores e seus impactos afetivos nas relações que se estabelecem entre o aluno e os conteúdos escolares. Dados acumulados de pesquisas permitem identificar que as decisões que promovem o sucesso na aprendizagem aumentam as chances de se estabelecer uma relação afetiva positiva entre o aluno e os conteúdos escolares - aqui designada como uma relação de aproximação afetiva.

Palavras-chave : Aprendizagem; Afetividade; Práticas pedagógicas; Mediação do professor.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )