SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Midiatização da cultura, criminalização e patologização dos usuários de crack: discursos e políticasIRAMUTEQ: um software gratuito para análisede dados textuais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Temas em Psicologia

versão impressa ISSN 1413-389X

Resumo

LUCIO, Patrícia Silva  e  PINHEIRO, Ângela Maria Vieira. Escala da Avaliação da Competência da Leitura pelo Professor (EACOL): evidências de validade de critério. Temas psicol. [online]. 2013, vol.21, n.2, pp.499-511. ISSN 1413-389X.  https://doi.org/10.9788/TP2013.2-15.

A Escala da Avaliação da Competência da Leitura pelo Professor (EACOL) foi criada com o objetivo de fornecer uma maneira rápida e de baixo custo para a triagem das dificuldades de aprendizagem dos alunos pelos professores. O presente estudo investiga a concordância entre o desempenho de crianças na leitura em voz alta de palavras isoladas e a avaliação dos professores na EACOL. Foram avaliadas 137 crianças (52% do sexo feminino) cursando do 2º ao 5º ano de escolarização da cidade de Belo Horizonte. Em geral, as correlações entre o desempenho das crianças na leitura de palavras e a EACOL foram moderadas, sendo que a maior concordância de desempenho esteve entre as classificações de habilidade mais baixas. Os resultados são promissores, mas apontam para a necessidade de ajustes nos itens da EACOL, a fim de melhorar a concordância nos níveis mais elevados de habilidade.

Palavras-chave : Leitura; heteroavaliação; validade de critério.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )